
Adequação da LGPD para enrolar o empresário
A frase acima pode soar um pouco rude, mas não é por acaso.
A todo momento me deparo com novas promessas milagrosas de "adequação à LGPD em 24 horas", "kit completo por R$ 199,00 reais, empresas que não tem o menor conhecimento em segurança de informação vendendo uma adequação eficiente, ferramentas que criam tudo automaticamente, é só trocar o nome da empresa e está tudo pronto, basta clicar no botão "exportar documentação", que é gerado tudo " automaticamente ", até o Relatório de Impacto, documento que é o coração da LGPD dentro de sua empresa.
Esse tipo de "solução mágica" não é só irresponsável, é perigosa e de um nível de mau-caratismo enorme.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não é um formulário, nem um check-list de prateleira, ela é uma mudança de cultura, de mentalidade e de processos e exige envolvimento de todos, avaliação real dos riscos, mapeamento profundo dos dados, políticas e diretrizes bem construídas, documentos baseados nas melhores ISOs do mercado, treinamento contínuo, dentre outras dezenas de documentos e processos, e, acima de tudo, responsabilidade com os titulares dos dados.
O problema não está apenas em quem oferece, e sim em quem aceita, seja por desconhecimento ou comodidade. E quando o problema bate na porta (ANPD, Procon, Titular, Ministério Público, craker), a "adequação" some, e sobra para quem contratou a solução milagrosa.
E o pior, empresas pagando " rios " de dinheiro para algo que pode ser tudo, menos uma adequação de fato.
Lembre-se sempre desses 5 pilares da Proteção de Dados:
1º -> LGPD não é só para "cumprir tabela" — é para proteger pessoas e o seu negócio.
2º -> Se a promessa parece mágica demais, desconfie.
3º -> Informação, transparência e ética ainda são as melhores estratégias de conformidade.
4º -> Se a alta gestão e os controladores não tem ciência do que está acontecendo na LGPD, desconhece políticas e diretrizes da LGPD, não tem um briefing do que está sendo feito, desconhece documentos base como RIPD, ROPA, LIA, PSI, não existe reuniões quinzenais ou mensais, não existe uma gestão de fornecedores, o DPO vive ausente e só aparece em dia de pagamento, infelizmente sua empresa corre o sério risco de não estar adequada, e o pior, a falsa sensação de adequação é um caminho perigoso.
5º -> Ter o nome do DPO em seu site ou somente falar que está adequado, não é ter a LGPD implementada em sua empresa.
Vamos parar de chamar isso de adequação.
Vamos começar a chamar pelo nome certo: " Adequação " para enganar o empresário.